global.stay-tuned

Semana da Cortesia

Semana da Cortesia

Semana da Cortesia

Cortesia, segundo alguns dicionários, é o ato de ser cortês, gentil ou educado com outra pessoa. Também significa se doar para ajudar o próximo ou presentear alguém como forma de agradecimento ou reconhecimento pelo que a pessoa faz ou representa.

Algumas histórias bíblicas já mencionavam gestos e palavras corteses para com o próximo e servem de referência para ensinarmos a criança a ser cortês.

Alguns versos bíblicos que mencionam cortesia: 
- Bom dia - (Menina cativa – II Reis 5: 1-19)
- Faça o favor - (História de Jairo – Marcos 5: 21-24; 35-43)
- Muito obrigado - (História dos 10 leprosos – Lucas 17: 11-19)
- Desculpe-me ou perdoe-me - (História da ovelha perdida – Lucas 15:3-7)
- Boa noite - (Jesus alimenta a multidão e despede-os ao entardecer. Mateus 14:13-21).

 

Na Semana da Cortesia os professores incentivaram os alunos a tratar o próximo com gentileza, respeito e amabilidade, com cada turma expressando diversas ações de cortesia, a seguir:

 

  • Infantil manhã - Aprenderam sobre bondade com a historinha da Dona Joaninha e as Abelhas além de encenarem o significado de cada palavrinha mágica escrita em um coração que eles receberam, como: Bom dia, compartilhar, dividir, amizade etc.
  • Infantil da tarde - Encenaram o significado das palavrinhas mágicas e pintaram um livrinho com o tema da semana.
  • Pré II da Tarde - Confeccionaram um livrinho com atitudes corteses, fizeram um bolo para dividir com os funcionários da escola e cantaram a semana toda a música “Palavras mágicas” finalizando com um coralzinho.
  • 1º Ano – Montaram o livro da cortesia e conversaram sobre amizade enquanto massageavam a mão de outro coleguinha com creme hidratante.
  • 2º Ano A – Escreveram cartinhas amáveis para as pessoas que elas gostam e entregaram um pedaço de bolo para essas.
  • 3º ano A e B – Desenvolveram atividades de Artes sobre valores descritos no programa PMDE (Plano Mestre de Desenvolvimento Espiritual), como: Amor, Respeito, Alegria, Paz, Paciência, Bondade, Mansidão e Domínio Próprio. Ouviram histórias sobre o tema Cortesia a cada dia da semana.
  • 4º ano A – Assistiram a um desenho relacionado com o tema, encenaram palavras de cortesia e oraram pelo próximo.
  • 4º ano B – Escreveram bilhetes para outros colegas com agradecimentos e palavras corteses.
  • 5º ano A e B - Participaram de um amigo secreto de oração, rodas de conversa sobre a importância da cortesia e finalizaram fazendo dramatizações.
  • Professora Daiane (Inglês) – Trabalhou com as turmas do 4º e 5º ano da tarde onde incentivou os alunos a escreverem uma cartinha em inglês com palavras de cortesia.

 

 Mais conteúdo no Facebook