global.stay-tuned

Internet Segura

Internet Segura

Internet Segura

A Internet já está presente no cotidiano de grande parte da população e, provavelmente para estas pessoas, seria muito difícil imaginar como seria a vida sem poder usufruir das diversas facilidades e oportunidades trazidas por esta tecnologia. Por meio da Internet você pode:

  • encontrar antigos amigos, fazer novas amizades, encontrar pessoas que compartilham seus gostos e manter contato com amigos e familiares distantes;
  • acessar sites de notícias e de esportes, participar de cursos à distância, pesquisar assuntos de interesse e tirar dúvidas em listas de discussão;
  • efetuar serviços bancários, como transferências, pagamentos de contas e verificação de extratos;
  • fazer compras em supermercados e em lojas de comércio eletrônico, pesquisar preços e verificar a opinião de outras pessoas sobre os produtos ou serviços ofertados por uma determinada loja;
  •  acessar sites dedicados a brincadeiras, passatempos e histórias em quadrinhos, além de grande variedade de jogos, para as mais diversas faixas etárias;
  • enviar a sua declaração de Imposto de Renda, emitir boletim de ocorrência, consultar os pontos em sua carteira de habilitação e agendar a emissão de passaporte;
  • consultar a programação das salas de cinema, verificar a agenda de espetáculos teatrais, exposições e shows e adquirir seus ingressos antecipadamente; 
  • consultar acervos de museus e sites dedicados à obra de grandes artistas, onde é possível conhecer a biografia e as técnicas empregadas por cada um.

 

Estes são apenas alguns exemplos de como você pode utilizar a Internet para facilitar e melhorar a sua vida. Aproveitar esses benefícios de forma segura, entretanto, requer que alguns cuidados sejam tomados e, para isto, é importante que você esteja informado dos riscos aos quais está exposto para que possa tomar as medidas preventivas necessárias. Alguns destes riscos são:

  • Acesso a conteúdos impróprios ou ofensivos;
  • Contato com pessoas mal-intencionadas;
  • Furto de identidade;
  • Furto e perda de dados;
  • Invasão de privacidade;
  • Divulgação de boatos;
  • Dificuldade de exclusão;
  • Dificuldade de detectar e expressar sentimentos;
  • Dificuldade de manter sigilo;
  • Uso excessivo;
  • Plágio e violação de direitos autorais;

(Fonte: cartilha.cert.br)

Não existe uma única forma de prevenção para lidar com todos os riscos quando se faz uso da Internet, portanto cada situação requer uma medida preventiva. Mas no geral, seguindo algumas regras básicas é possível se livrar de grande parte dos problemas de segurança:

  1. Nunca divulgue informações pessoais como: senha, e-mail, telefone, foto, número de documento ou cartão de crédito/débito, endereço da residência ou empresa, etc em redes sociais, chats ou sites desconhecidos.
  2. Nunca empreste suas senhas, nem mesmo para conhecidos. Mesmo pessoas conhecidas que não tenham a intenção em prejudicá-lo podem utilizar sua senha em dispositivos inseguros sem saber dos riscos, podendo comprometer a mesma.
  3. Troque sua senha periodicamente, utilizando combinações de letras maiúculas, minúsculas, números e caracteres especiais. Evite criar senhas com datas de aniversário, nome de parentes, próprio nome ou número de documento.
  4. Mantenha os dispositivos sempre atualizados, com as últimas correções lançadas pelo fabricante ou fornecedor do sistema.
  5. Instale e mantenha atualizado softwares de segurança, como: Antivírus, Firewall, Antispyware, Antispawn entre outros. Dê preferência a softwares que tenham proteção contra Ransomware, novo tipo de ataque que sequestra dados do seu dispositivo solicitando pagamento para resgate dos mesmos.
  6. Verifique sempre o endereço do site que você for navegar, evitando expressamente clicar em links que vem por e-mail ou de páginas desconhecidas que dizem direcionar para páginas de banco, e-mail, lojas virtuais etc. Muitas vezes o link pode direcionar para sites com conteúdo parecido com o original, porém, pode ser uma página clonada que irá roubar seu dados pessoais. Uma boa dica é verificar se o site bancário ou de lojas virtuais contém um cadeado antes ou depois do endereço, identificando que é um site seguro. Na dúvida, sempre prefira digitar o endereço do site.
  7. Se participar de rede social, mantenha o seu perfil com acesso restrito ao público, de preferência solicitando autorização de cada pessoa que for adicionar o seu perfil aos contatos.
  8. Utilize sempre software original do sistema operacional, pacote de aplicativos ou jogos. Programas não originais que contenham ativadores, cracks e executável modificado podem infectar o seu computador com programas espiões, vírus e até sequestro de dados.
  9. Nem tudo o que está na internet é verdadeiro, tenha bom senso e procure fontes de informações confiáveis antes de divulgar ou utilizar a informação. Informações falsas podem convencer  pessoas a acharem que possuem algum benefício - 
    por exemplo: "Saque 100% do seu FGTS, ou aumente o valor da sua aposentadoria" -  e fazê-la cair em golpes. Um outro problema são as correntes de mensagens, que aumentam o tráfego na rede causando lentidão e até quedas de servidores dependendo da demanda.
  10. Proteja os seus filhos de conteúdo impróprio definindo sites permitidos e proibidos, além de limitar horários de uso da internet através do sistema Controle dos Pais. Crie credenciais de acesso e coloque seu filho como dependente de uma conta de adulto para que você tenha um relatório completo do que o filho está acessando. Alguns roteadores modernos também já possuem osistema de Controle dos pais, que permite que dispositivos variados sejam configurados e monitorados.

 

Nossos alunos aprenderam sobre as várias vantagens da internet, bem como navegar em segurança.

 

Aprenda mais sobre Segurança na internet: https://cartilha.cert.br/livro/cartilha-seguranca-internet.pdf
Veja essas e outras fotos em nosso Facebook.