global.stay-tuned

Atividades Diversas do Pré II A

Atividades Diversas do Pré II A


Já estamos praticamente na metade do ano e os alunos em breve estarão de férias.

Para demonstrar um pouco do trabalho desenvolvido até agora, faremos um resumo das atividades desenvolvidas desde o início das aulas até agora com os alunos do Pré II A.

 

Cartazes sobre Transportes Terrestres, Aéreos e Aquáticos

Os alunos do Pré II A, com a ajuda da professora, pesquisaram os variados meios de transportes e com o material confeccionaram um cartaz contendo as informações sobre alguns veículos terrestres, aquáticos e aéreos:

 

 

 

 

 

Trabalhando a Coordenação Motora

Sabemos que os pequeninos ainda não desenvolveram completamente suas habilidades motoras, por isso, o trabalho em sala de aula neste sentido é importante para ensinar ao aluno tudo o que ele é capaz de fazer, com paciência e treino.

É muito importante trabalhar e observar o olhar da criança, porque é ela que vai guiar as mãos ao escrever e desenhar.

Coordenação viso motora: ela é exigida quando nós recortamos desenhamos e escrevemos.

Coordenação motora fina: é a capacidade de realizar e dominar os movimentos das mãos e dos dedos.

Esses exercícios práticos que desenvolvem as habilidades para que a criança tenha uma letra legível e um traçado de desenho preciso, sempre respeitando os espaços da folha, elas podem ser realizadas de várias maneiras, com essas tampinhas de garrafas pet, material reciclável, etc.

 

Corpo, gestos e movimento

A dimensão corporal é parte integrante da experiência humana e da cultura. Portanto, mais do que um deslocamento do corpo no espaço, o movimento constitui-se como uma linguagem. Por meio do corpo e do movimento, a criança interage e se comunica. Conhece mais sobre si, sobre o outro e o mundo que a cerca. Expressa sentimentos, emoções e pensamentos, aprimorando gestos e posturas corporais.

Tudo isso ajuda a desenvolver o hábito de vestir-se sozinho, a auto estima, o senso crítico, adoção relacionada ao auto cuidado, higiene e aparência além da coordenação motora fina, e a viso motora.

 

 

 

 

 

Cultura Asiática

Após conhecerem vários continentes explorando o Globo Terrestre, os alunos do Pré II A estudaram sobre o continente asiático e os países que o compõe. Neste estudo, observaram a cultura Japonesa e a reproduziram para fixar em suas mentes que cada país tem as suas características culturais, como a alimentação, trajes, linguagem, história, crenças, etc.

 

 

 

 

 

Entrevistando os funcionários da Escola

Os pequeninos entrevistaram os funcionários da escola para conhecer um pouco mais sobre a rotina de trabalho e alguns assuntos que eles mesmos tiveram curiosidade de perguntar.

 

 

 

 

 

Estudo sobre o Globo Terrestre

Os alunos estudaram sobre o tema Globo Terrestre, tendo a oportunidade de compreenderem sobre a importância que gestos simples como:  economizar água, energia, jogar lixo no lixo - tem impactos positivos sobre nosso Planeta.

 

A importância das Leis de trânsito

Os alunos aprenderam o significado das sinalizações e a importância de obedecer as leis de trânsito para evitar acidentes dirigindo de forma responsável e consciente.

 

Minha Primeira Carteira de Motorista

Após trabalharem a coordenação motora, conhecerem os vários tipos de meios de transporte possíveis e aprenderem as leis e sinalizações de trânsito, os alunos estavam habilitados para sua primeira Carteira de Motorista. Eles ficaram muito felizes e empolgados para  dirigir o seu primeiro veículo terrestre.

 

Desenhando e Pintando o Continente Brasileiro

Os pequeninos também mandam bem em Geografia. Eles desenharam e pintaram o mapa do território Brasileiro e agora sabem que esse espaço geográfico é um país e esse país se chama Brasil.

 

Projeto Plantando e Colhendo

O projeto têm como objetivo despertar o interesse do aluno sobre questões relacionadas ao meio ambiente, envolvê-los no processo de desenvolvimento das plantas desde o plantio na forma de semente até a fase adulta pronta para a colheita, demonstrar os tipos e espécies de plantas que podem ser utilizadas tanto para fins medicinais, ornamentais ou alimento, conscientizá-los sobre a importância da alimentação saudável proveniente dos mais variados tipos de vegetais e legumes que podem ser plantados, além de criar o senso de responsabilidade, compreensão, cooperação, respeito e amor à natureza e a vida.

 

Conhecendo a origem, preparando e degustando uma deliciosa Pizza

Além de aprenderem sobre a origem deste famoso alimento, os alunos do Pré II A também se empenharam no momento do preparo, contribuindo ativamente em cada aspecto até o tão esperado momento da degustação.

 

 

Releitura de Tarsila do Amaral – Técnica de Pintura com Esponja

 

Trabalhando com os numerais de 1 a 5

Atividade recreativa com o uso de bambolês, onde ao comando da professora os alunos tinham que pular dentro do bambolê com o número indicado.

 

Trabalhando as profissões – Carteiro

Carteiro é o profissional que distribui a correspondência enviada através da ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos), também conhecida como Correios. Para demonstrar o funcionamento do trabalho deste profissional, os alunos escreveram uma carta para um dos colegas de sala, preencheram todas as informações necessárias e entregaram ela nos correios para verem o resultado.

 

Formando Palavras

 

Sequência numérica dos pinguins

 

Aula com os tablets - Disciplina: E.F.P.I ( Escuta, fala, pensamento e imaginação)
Estudo da letra P e sua sonoridade

 

Brincando com massinha - Aula de numerais

 

Livro Sensorial

 

Releitura da obra de Romero Britto

 

Leitura do Paradidático - O Fantástico Mundo das Frutas

 

Curta também no Facebook